Um anel para todos governar

Um anel para todos governar

Essa história aconteceu na Terra Média. Nove anéis para os homens. Sete anéis para os anões. Três para os elfos. Além desses, mais um. Sauron forjou O Anel, aquele mais poderoso, capaz de dominar todos os outros, um anel para todos governar. Ele queria o mundo, mas perdeu o anel.

Muito tempo depois, Gollum achou. Anos mais tarde, foi parar acidentalmente nas mãos de Bilbo Bolseiro, um hobbit que vivia no condado. Bilbo entrega para Frodo, que recebe a missão de destruir o anel. Para isso, ele precisa se aventurar até o Monte da Condenação, no centro da Terra de Mordor. Uma joia tão poderosa assim não deveria existir.

Penso que muita gente conhece a história criada por Tolkien em O Senhor dos Anéis. Dizem que o livro foi escrito entre 1937 e 1949. Tempos de guerra. Mas, como diz Bilbo:

–  As aventuras nunca acabam? Acho que não. Outra pessoa sempre tem de continuar a história.

Da Sociedade do Anel para a Sociedade da Plataforma. Mudam-se os tempos. Modificam-se as tecnologias. Mas sempre tem alguém que quer dominar o mundo.

Vi que a Apple e a Samsung estão apostando no smart ring, um anel inteligente. É um dispositivo vestível para armazenar e trocar informações pessoais. Batimentos cardíacos, pressão sanguínea, oxigênio no sangue, registros de sono e outras coisinhas. Uma central médica na palma da mão. Dizem que o anel captura os resultados biométricos de forma mais precisa do que um relógio e que tem um maior tempo de bateria. Também dizem que o anel vai controlar outros dispositivos, como os smartphones e tablets.

Fiquei surpresa ao fazer uma pesquisa na Amazon. Recebi 549 resultados para smart ring. Jakcom, Cocoarm, Ashata, Hecere, BiuEra, Ababil, e mais muitas outras marcas já estão disponíveis ao alcance de um clique.

Penso que até Sauron ficaria surpreso. Ele queria o poder do anel para si. As big techs também. As aventuras nunca acabam.

Arte: Niki (@ jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Circuito Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).

Como citar esse artigo:

BASSANI, Patrícia Scherer. Um anel para todos governar. SBC Horizontes, 10 jun. 2024. ISSN 2175-9235. Disponível em: < https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2024/06/um-anel-para-todos-governar/>. Acesso em: DD mês. AAAA

Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.

Currículo lattes e redes sociais

Compartilhe: