>

JIS Journal on Interactive Systems

JIS Journal on Interactive Systems

Por Comitê Editorial JIS 2020

A SBC Journal on Interactive Systems (JIS) é uma publicação da Sociedade Brasileira de Computação mantida e apoiada por três comissões especiais: Interação Humano-Computador (CE-IHC), Jogos (CE-Jogos) e Realidade Virtual (CE-RV). Registrada com o ISSN: 2236-3297, a revista é inerentemente interdisciplinar e seus principais objetivos incluem:

  • Divulgar trabalhos científicos originais sobre (e entre) as áreas de Interação Humano-Computador, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Jogos e Computação de Entretenimento;
  • Introduzir projetos científicos em desenvolvimento por grupos de pesquisa focados em contribuir para o estado da arte dos temas relacionados;
  • Divulgar resultados de pesquisa de alta qualidade de forma aberta, gratuita, para um público amplo no cenário nacional e internacional.

Desde 2010, a JIS tem expandido sua atuação e cobertura, consolidando-se como um veículo importante para a disseminação de pesquisas e para promover o desenvolvimento e a visibilidade da ciência brasileira nas áreas relacionadas. As publicações da JIS ocorrem no idioma inglês sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

Rigor, Reprodutibilidade e Responsabilidade

A JIS valoriza três Rs em seu processo de seleção e publicação: Rigor, Responsabilidade e Reprodutibilidade (ou rationale). Os artigos devem ser claros sobre como o rigor científico foi aplicado ao projeto, desenvolvimento e análise da pesquisa; os trabalhos relatados devem ser vistos através das lentes da responsabilidade ética e social; e os artigos devem apresentar o pensamento crítico dos autores, as discussões e conclusões devem ser comunicadas em um estilo coerente, melhorando a reprodutibilidade (oferecendo tudo que os leitores precisam para reproduzir o trabalho ou para entender as decisões tomadas pelos pesquisadores).

As submissões são aceitas como artigos completos que contemplam uma variedade de contribuições:

  • Trabalhos científicos concluídos apresentando algoritmos, conceitos, métodos, aplicações, novos dispositivos ou técnicas relacionadas a sistemas interativos de qualquer espécie;
  • Pesquisas em andamento apresentando novas ideias com resultados preliminares e discussões críticas, abordando problemas importantes, descrevendo implementações de sistemas, etc.;
  • Pesquisas com uma visão crítica de uma área específica, incluindo uma revisão completa do estado da arte e apresentando uma metodologia rigorosa (por exemplo, revisões sistemáticas);
  • Ensaios, artigos de opinião ou tutoriais, cobrindo profundamente um tópico específico, do ponto de vista teórico ou prático.

Processo de revisão e publicação

A publicação de artigos de pesquisa pela JIS depende principalmente de sua qualidade e contribuição científica julgada por nossos editores especialistas e revisores externos.

As submissões para a JIS não são anônimas, e são revisadas por pelo menos três especialistas da área relacionada à pesquisa submetida. Os revisores avaliam se o manuscrito submetido tem o potencial de ajudar a comunidade científica a avançar em sua capacidade de lidar com um problema de pesquisa claro e relevante, se o manuscrito é cientificamente sólido e coerente, se possui originalidade, e se o manuscrito é suficientemente bem escrito para publicação. Adicionalmente, os revisores também avaliam o quão interessante e significativa é a pesquisa. 

As submissões aceitas são publicadas de forma aberta na plataforma SOL (SBC Open Lib), com DOI, sem custos para os autores e leitores. 

JIS 2020 

Em 2020, um novo comitê editorial com pesquisadores das três comunidades assumiu a condução da JIS. Continuando o trabalho dos comitês anteriores, diversas ações já foram colocadas em prática e estão produzindo resultados que ajudarão a promover a melhoria contínua da revista. 

JIS na SBC Open Lib: celebrando uma década de existência da revista, em parceria com a Diretoria de Publicações da SBC, o Comitê Editorial migrou a revista para o portal de conteúdos da SBC, onde, a partir de então, acontece todo o processo de submissão e publicação dos artigos científicos. Além do tradicional formato aberto e gratuito, os artigos agora possuem um novo template, novo formato de apresentação, e recebem DOI para aumentar a visibilidade e indexação. Já encontram-se também na SOL todos os artigos dos volumes atuais e passados da JIS.

Publicação em Fluxo Contínuo: a JIS passou a operar em um esquema de artigos publicados continuamente em um volume anual com edição única, seguindo a tendência internacional para publicações abertas (Duriez, 2013). Desse modo, os artigos são disponibilizados online tão logo sejam aceitos para publicação e tenham sua versão final aprovada pelos editores. Isso melhora significativamente o tempo para a publicação dos artigos, favorecendo a disseminação e visibilidade, uma vez que não é mais necessário aguardar a publicação em uma edição específica com data pré-estabelecida.

Chamadas Especiaisa JIS agora aceita propostas para a divulgação de Special Calls, que descrevem critérios para a seleção de coleções de artigos sobre temas específicos. Essas coleções são semelhantes às tradicionais special issues, com o processo de seleção sendo conduzido pelos editores convidados, mas com os artigos aceitos publicados no esquema de fluxo contínuo, juntamente com as submissões regulares. Com esse mecanismo, a JIS continua aceitando propostas de Special Calls que incluem os melhores artigos de eventos em versões estendidas (35% de novidade) e abre a chamada para outros temas de interesse e relevância de nossas comunidades. Chamadas especiais sobre temas específicos poderão ser submetidas por qualquer pesquisador(a), ou grupo de pesquisadores(as), para apreciação pelo comitê editorial, utilizando o mesmo sistema de submissão de artigos da SOL.

JIS 2030 

A JIS comemora seu 10º aniversário em 2020, e é hora de entender o passado, olhar para o presente e projetar o futuro. Desde o primeiro volume da JIS, profundas mudanças ocorreram no cenário brasileiro e no exterior. A tecnologia avançou e novos tópicos e temas surgiram, o cenário brasileiro mudou radicalmente, e o mundo está enfrentando uma situação de pandemia que exige avanços em termos de ciência e tecnologia e sua aplicação. Portanto, estamos para iniciar uma nova década cheia de desafios e demandas, em um cenário de mudanças rápidas e imprevisíveis, e onde Sistemas Interativos têm um papel crítico a desempenhar. Para a próxima década, as questões sociais envolvidas em Sistemas Interativos e seus efeitos na sociedade devem ser entendidas e abordadas, exigindo que nosso conhecimento teórico, metodológico e técnico seja revisado e avançado. 

Nesse cenário, a JIS lança a chamada especial Interactive Systems for the next 10 years, convidando pesquisadores que atuam no design, avaliação e aplicação de Sistemas Interativos a construir um panorama sobre o campo e a traçar seu futuro, apontando desafios e estratégias para superá-los. Esses desafios e seus avanços, no entanto, devem estar situados de uma maneira socialmente responsável no cenário em que vivemos, preferencialmente aumentando a nossa capacidade de avançar na satisfação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

São tópicos de interesse para esta chamada, não limitando-se a eles:

  • Questões de design: abordagens, métodos, técnicas para Sistemas Interativos;
  • Questões de avaliação: abordagens, métodos, ferramentas, estratégias para Sistemas Interativos;
  • Teorias, conceitos e modelos para Sistemas Interativos em Interação Humano-Computador, Realidade Virtual (aumentada, estendida, misturada), Jogos e áreas relacionadas (e.g., Sistemas Colaborativos, Engenharia de Software, Sistemas de Informação);
  • Resultados do desenvolvimento e aplicação de Sistemas Interativos para avançar na superação de problemas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU;
  • Revisões sobre Sistemas Interativos: passado, presente e futuro, apresentando tendências, desafios e oportunidades.

Assim, a Chamada Especial “Interactive Systems for the next 10 years” tem como propósito reunir uma coleção de artigos que ofereça não apenas um panorama de pesquisa e discussões críticas, mas também uma agenda de pesquisa e prática para a próxima década.

Convidamos todos os leitores e leitoras da SBC Horizontes a acompanhar as publicações da JIS e a submeter seus artigos para nossa revista! Juntos, e com trabalho sério, avançaremos na consolidação da JIS como um veículo de referência para o crescimento e disseminação da pesquisa e desenvolvimento em Sistemas Interativos!

Abraços do Comitê Editorial JIS!

Contatos
website: jis.sbc.org.br
e-mail: jis@sbc.org.br
Instagram: @jissbc
Facebook: @jissbc

Agradecimentos
Os autores agradecem ao Prof. José Viterbo Filho (UFF), Diretor de Publicações da SBC, pelas sugestões na matéria.

Referências
Duriez, H. 2013. “350 Years at the Cutting Edge of Scientific Publishing – the Royal Society Moves to Continuous Publication”. Insights 26 (2): 190–97. DOI: http://doi.org/10.1629/2048-7754.61

Sobre os Autores

Imagem: Quadro com fotos dos nove editores obtidas de seus perfis de redes sociais.

  • Roberto Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciana Salgado, Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Cléber Gimenez Corrêa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Esteban Clua, Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ingrid Teixeira Monteiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • João Marcelo Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marcelo da Silva Hounsell, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Luciana Zaina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rafael Rieder, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Como citar este artigo:
Pereira, R..; Salgado, L.; Corrêa, C.G.; Clua, E.; Monteiro, I.T.; Teixeira, J.M.; Hounsell, M.; Zaina, L.; Rieder, R. JIS Journal on Interactive Systems. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/25/jis-journal-on-interactive-systems/>. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: