>

Giro SBC | Edição 11/24

Giro SBC | Edição 11/24

🧑‍🎓 Terminou na última sexta-feira, 15 de março, o I Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica (SBC-EB 2024)! O primeiro evento da SBC voltado para a formação de professores com foco na Educação Básica mobilizou a comunidade em três dias de atividades intensas em formato híbrido, que tiveram como cidade-sede Porto Alegre (RS) e aconteceram simultaneamente em mais quatro cidades-polo pelo Brasil: Belém (PA), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ). A cobertura completa do Simpósio está no perfil  da SBC no Instagram, acesse e confira: www.instagram.com/sbcoficial/.

🖥️ Ainda sobre o SBC-EB, o evento contou com o importante patrocínio do NIC.br e do CGI.br, parceiro fundamental de diversos eventos da SBC. Presente no Simpósio, Luiza Mesquita, Coordenadora de Capacitação em Governança da Internet, da Diretoria de Assessoria às Atividades do CGI.br, participou do painel “Educação Digital no Ensino Médio: perspectivas sobre a construção da autonomia no mundo conectado”, realizado no dia 13 de março. www.instagram.com/p/C4dTYfJuu6B/.

🌻 Na SBC o mês de março é inteirinho dedicado às mulheres, e em especial, às mulheres da Computação! A SBC é feita por muitas mulheres competentes e fortes, que se dedicam diariamente a fazer da Computação no Brasil uma área mais potente, inclusiva e, sim, feminina! Um post nas nossas redes sociais destaca algumas das mulheres da Sociedade, entre presidente e diretoras, que fazem acontecer. Confira: www.instagram.com/p/C4hA1ZfMwFx.

🏢 A Presidente da SBC Thais Batista Vasconcelos esteve em visita à sede da Sociedade na semana passada. Em uma tarde produtiva, ela foi recebida pela Diretora Administrativa Renata Galante, pela Diretora de Computação na Educação Básica Leila Ribeiro e pelo Vice-presidente do Instituto de Informática da UFRGS Luciano Gaspary. Na oportunidade, foram discutidas novas estratégias de gestão e fluxo de trabalho, divulgação das ações da SBC e os preparativos para o próximo Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Veja registros da visita: www.instagram.com/p/C4b3XCygy1j

⚙️ Vem aí o XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2024)! O evento está com inscrições abertas e acontece presencialmente de 24 de abril a 3 de maio, em Salvador (BA). Realizado anualmente pela SBC, o SBSC é o principal evento sobre colaboração e tecnologias de apoio à colaboração do Brasil, e um dos maiores da América Latina. Com o tema “Colaboração e Sociedade no Agora”, o simpósio reúne alunos, professores e pesquisadores da área para tratar sobre os modelos e ferramentas que viabilizam aspectos da colaboração. Saiba mais sobre o evento e participe: www.sbc.org.br/sbsc2024.

📘 A SOL acaba de receber a publicação dos Anais Estendidos do XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2023), realizado em novembro de 2023, em Passo Fundo (RS). O evento teve como tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”. Nesta edição, os anais incluem os artigos selecionados dos eventos: Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE 2023); IX Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu 2023); e III Workshop de Pós-Graduação: Graduate Students Experience (STUDX 2023). Leia na SOL: https://bit.ly/4agWZmG.  

🗓️ Conheça os próximos eventos que irão compor o calendário da SBC em 2024! Acesse o nosso site, programe-se e faça já sua inscrição! bit.ly/CalendarioEventosSBC.  

Compartilhe o nosso conteúdo!

📲 Siga a SBC nas rede sociais:

instagram.com/sbcoficial 

facebook.com/sbcbrasil 

twitter.com/sbcbrasil 

youtube.com/@sbcoficial 

linkedin.com/company/sbcoficial

Compartilhe: