>

And the Oscars go to.. As melhores teses e dissertações do CTD-CSBC 2020

And the Oscars go to.. As melhores teses e dissertações do CTD-CSBC 2020

Por Luiz Antonio Rodrigues
Revisão de Deógenes P. da Silva Jr

Em sua 33ª edição, o CTD (Concurso de Teses e Dissertações) já é uma tradição do Congresso anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

O CTD-CSBC seleciona e premia as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país concluídas no ano anterior ao evento. Além do resultado científico, os trabalhos são avaliados considerando o impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação.

Em 2020, foram submetidos 136 trabalhos, sendo 63 teses e 73 dissertações. Cada trabalho foi julgado por pelo menos três especialistas do Comitê de Programa. Os professores Adenilso Simão (USP/ICMC), Daniel Avila Vecchiato (UFMT) e Andreia Gentil Bonfante (UFMT – in memoriam), coordenadores desta edição do concurso, informaram que os trabalhos submetidos passaram por uma etapa inicial de seleção que escolheu as 6 (seis) melhores teses de doutorado e as 10 (dez) melhores dissertações de mestrado de 2019.

“Os trabalhos selecionados são de altíssima qualidade, atestando o nível competitivo de pesquisa realizada nos programas de pós-graduação do Brasil.”

Os trabalhos foram apresentados durante o CSBC 2020 em Cuiabá-MT, realizado virtualmente em uma plataforma 3D. A apresentação oral também fez parte da avaliação final.

Os premiados em 2020 foram os seguintes.

Melhores Teses

1º Lugar

MuTARe: A Multi-Target, Adaptive Reconfigurable Architecture
Marcelo Brandalero (UFRGS), Luigi Carro (UFRGS) e Antonio Carlos Schneider Beck (UFRGS)

O trabalho propõe uma nova plataforma chamada MuTARe para o projeto de arquiteturas reconfiguráveis adaptativas mais eficientes que as existentes. A solução combina diferentes técnicas arquiteturais para melhorar a relação entre requisitos de aplicação e recursos de hardware e atingir uma melhor performance e eficiência energética. Isto só é possível tirando proveito de algumas características de arquiteturas reconfiguráveis de grão grosso, que são capazes de se adaptar rapidamente para uma nova aplicação e de prover uma estrutura regular que facilita a implementação de outras técnicas complexas. A tese, com isso, abre caminho para novas técnicas de projeto de arquiteturas adaptativas que otimizam a execução exigindo o mínimo de mudanças no fluxo de desenvolvimento de software.

Para mais detalhes do trabalho, veja o vídeo da apresentação.

A tese está disponível no repositório digital da UFRGS (link).

Fiquei muito surpreso e feliz por ser agraciado com o prêmio de melhor tese do CTD-CSBC 2020. Gostei muito de participar do concurso, pois, como abrange diferentes áreas da computação, preparar a submissão e a apresentação nos força a pensar de forma bastante ampla nos impactos da nossa tese para a computação de forma geral e para a sociedade.

2º Lugar

Distance and Similarity Measures in Comparative Genomics
Diego P. Rubert (UFMS), Jens Stoye (Univ. Bielefeld) e Fábio H. V. Martinez (UFMS)

3º Lugar

Personnel rostering: models and algorithms for scheduling, rescheduling and ensuring robustness
Toni I. Wickert (UFRGS), Luciana S. Buriol (UFRGS), Greet Vanden Berghe (KU Leuven) e Pieter Smet (KU Leuven)

Melhores Dissertações

1º Lugar

Qubit Allocation
Marcos Yukio Siraichi
(UFMG), Fernando Magno Quintão Pereira (UFMG), Vinicius dos Santos (UFMG) e Caroline Collange (INRIA)

Nas plataformas públicas que dispõem de computadores quânticos o programador deve projetar circuitos (programas quânticos), respeitando determinadas restrições da máquina. Um dos problemas que deve ser resolvido é a alocação de qubits. Neste trabalho, é apresentado tal problema, assim como algumas soluções para equilibrar a velocidade (tempo de resolver o problema) e a qualidade da solução (ruído no programa, e tempo de execução do mesmo). Dessa forma, os programadores têm um problema a menos para se preocuparem na criação de programas para computadores quânticos.

“Fiquei muito feliz quando o resultado saiu. Posso dizer que foi inesperado, já que todas as dissertações estavam muito boas. Dito isso, esses dois anos foram muito especiais. Cresci bastante, não só como pesquisador, mas como pessoa também. Sou muito grato a todas as pessoas que me guiaram, instruíram e me deram suporte nesses anos. Nada disso teria acontecido sem elas.”

Que saber mais sobre o trabalho? A dissertação está disponível na BDTD. Veja também o vídeo da apresentação.

2º Lugar

Unsupervised Selective Rank Fusion for Content-based Image Retrieval
Lucas Pascotti Valem (UNESP-Rio Claro) e Daniel Carlos Guimarães Pedronette (UNESP)

3º Lugar (empate)

Automatic License Plate Recognition: An Efficient and Layout-Independent Approach Based on the YOLO Detector
Rayson Laroca (UFPR) e David Menotti (UFPR)

Misinformation, Radicalization and Hate Through the Lens of Users
Manoel Horta Ribeiro (UFMG), Virgílio A. F. Almeida (UFMG) e Wagner Meira Jr. (UFMG)

Parabéns a todos os participantes, finalistas e premiados!

CTD-CSBC 2021

Se você defendeu a sua tese ou dissertação no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2020, fique atento a chamada do 34º Concurso de Teses e Dissertações do 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), que será realizado em Florianópolis/SC.

Como citar esse artigo

RODRIGUES, Luiz A. And the Oscars go to.. As melhores teses e dissertações do CTD-CSBC 2020. SBC Horizontes, novembro. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=4874. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: