>

SDN para streaming em redes móveis e balanceamento de carga na Internet são os destaques do CTD@SBRC 2020

SDN para streaming em redes móveis e balanceamento de carga na Internet são os destaques do CTD@SBRC 2020

Por Luiz Antonio Rodrigues

O terceiro Concurso de Teses e Dissertações (CTD) da área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos foi realizado durante o 38º SBRC, no Rio de Janeiro, que aconteceu de 07 a 10 de dezembro (virtual).

Nesta edição, coordenada pelo professor Ronaldo A. Ferreira (UFMS), foram recebidas 11 teses e 21 dissertações defendidas e aprovadas em 2019.

“Cada trabalho foi avaliado por três pesquisadores experientes e
respeitados pela comunidade, que analisaram o resumo estendido e o texto completo da pesquisa, bem como os resultados obtidos e subprodutos do trabalho (artigos, patentes, etc.).”

Na primeira etapa, foram selecionados oito trabalhos de cada categoria, apresentados durante o evento e, ao final, os três melhores trabalhos foram selecionados. Os dois primeiros lugares receberam o prêmio principal (melhor tese e melhor dissertação) e os demais, menções honrosas. Os prêmios foram entregues no dia 10 de dezembro, durante a cerimônia de premiação do SBRC 2020.

Os trabalhos premiados foram os seguintes.

Doutorado

Melhor Tese

From 2D to Next Generation VR/AR Videos: Enabling Efficient Streaming via QoE-aware Mobile Networks
Autores: Roberto Iraja Tavares da Costa Filho (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS) e Filip De Turck (Ghent University, IMEC, Bélgica)

“Me sinto muito honrado em receber esse prêmio, principalmente pelo trabalho ter sido escolhido dentre pesquisas de altíssimo nível e com contribuições robustas para a área de redes de computadores e sistemas distribuídos.”

Sobre a Pesquisa

“O tráfego de rede gerado pelas aplicações de vídeo foi responsável por mais de 80% do tráfego total da Internet em 2020. O escoamento eficiente do tráfego massivo de dados consiste em uma tarefa desafiadora para as operadoras de telecomunicações, pois é necessário encontrar um equilíbrio entre investimentos em infraestrutura, custo do serviço e qualidade de experiência (QoE) entregue ao assinante. A pesquisa conduzida ao longo dessa tese avança significativamente o estado da arte, uma vez que introduz uma série de soluções inovadoras para viabilizar a seleção de caminhos cientes de QoE em redes definidas por software.”

Saiba mais acessando o texto completo da tese na biblioteca digital da UFRGS e assistindo a apresentação do trabalho.

Menções Honrosas

Routing and Mobility Management in the Internet of Things
Autores: Bruno Pereira Santos, Luiz Filipe Vieira e Antonio Alfredo Ferreira Loureiro – UFMG.

Collaborative and Infrastructure-less Vehicular Traffic Rerouting for Intelligent Transportation Systems
Autores: Ademar Akabane, Edmundo Madeira e Leandro Villas – UNICAMP.

Mestrado

Melhor Dissertação

Classification of Load Balancing in the Internet
Autores: Rafael Luis Caldas Almeida e Ítalo Cunha – UFMG.

“Fiquei muito feliz e surpreso, dada a alta qualidade dos demais trabalhos participantes do concurso. O mestrado foi um período de considerável crescimento para mim. Sou grato a todos que me acompanharam nesta jornada, em especial meus pais, pelo apoio em todos os aspectos, e ao prof. Ítalo Cunha, pela incrível orientação.”

Rafael Luis Caldas Almeida, autor da pesquisa.

Sobre a pesquisa

“Os avanços recentes em planos de dados programáveis, as redes definidas por software e a adoção do IPv6 possibilitam a configuração de novas formas de balanceamento de carga. Neste trabalho, generalizamos o formalismo atual para descrever balanceamento de carga e apresentamos o Multipath Classification Algorithm (MCA), um algoritmo de medição baseado no traceroute, para identificar e classificar o balanceamento de carga em rotas da Internet.”

Mais detalhes no vídeo de apresentação da pesquisa a seguir.

https://youtu.be/yUf4dx6U5f8

Menções Honrosas

Real-Time Travel Mode Detection with Smartphone Sensing and Machine Learning
Autores: Elton Figueiredo de Souza Soares, Carlos Alberto Vieira Campos e Sidney Lucena – UNIRIO.

Resource Allocation in Space-Division Multiplexing-Based Elastic Optical Networks
Autores: Silvana Trindade e Nelson Fonseca – UNICAMP.

CTD@SBRC 2021

A quarta edição do CTD na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos será realizado durante o 39º SBRC, em Uberlândia-MG.

São convidados a submeter trabalhos os alunos que defenderam e tiveram suas teses e dissertações aprovadas em 2020.

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. SDN para streaming em redes móveis e balanceamento de carga na Internet são os destaques do CTD@SBRC 2020. SBC Horizontes, dezembro. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/12/sdn-para-streaming-em-redes-moveis-e-balanceamento-de-carga-na-internet-sao-os-destaques-do-ctdsbrc-2020/. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: