>

Kathleen Booth: programando seu lugar na computação

Kathleen Booth: programando seu lugar na computação

Por Cristiane Klein 

Revisão: Alane Marie de Lima, Heloise Acco Tives e Sílvia Amélia Bim
Edição: Heloise Acco Tives

Esse texto foi produzido no contexto da disciplina optativa Computação e Sociedade ofertada para estudantes de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Curitiba. A disciplina foi conduzida de forma online no semestre letivo 2021.2.

Kathleen Britten nasceu em 1922 na cidade de Stourbridge, na Inglaterra, filha de um inspetor de impostos, numa época em que as mulheres do Reino Unido e do mundo ainda lutavam por seus direitos básicos, sem direito ao voto e distante de ter igualdade social em relação aos homens (TAVASSI, et al., 2021; BAKER, 2022). 

Mesmo com as barreiras sexistas impostas pela sociedade da época, Kathleen decidiu estudar o que realmente lhe interessava e conseguiu seu bacharelado em matemática pela universidade de Londres, em 1944. Começou então sua carreira como cientista e, crescendo na sua jornada acadêmica, em 1950 já tinha seu PHD em matemática aplicada.

Em 1950 Kathleen casou-se com seu colega Andrew Booth, que compartilhava da mesma paixão pela ciência e pesquisa. Os dois já eram uma dupla de destaque, trabalhando em projetos juntos desde 1946, ano em que começaram o desenvolvimento de três máquinas: ARC (Automatic Relay Computer), SEC (Simple Electronic Computer), e APE(X)C (All-purpose Electronic (Rayon) Computer), esta última apresentada na Figura 1. Neste mesmo ano Kathleen escreveu o livro General Considerations in the Design of an All Purpose Electronic Digital Computer”, junto com o seu marido.

 Em 1947, visitaram o Instituto de Estudos Avançados da Princeton University (EUA), onde trabalharam com John von Neumann, influente matemático e pioneiro na área de arquitetura de computadores (BIRKBECK, 2022).  Foi neste período que Kathleen criou Assembly, a primeira linguagem de máquina a ser utilizada nesses equipamentos. Com todo seu conhecimento e experiência na área da matemática, a transição para a computação possibilitou a aplicação de teorias e modelos matemáticos em soluções reais.

Kathleen e Andrew eram uma dupla sagaz e eficiente, ele criava a maior parte dos hardwares e ela trabalhava principalmente na programação das máquinas. Eles eram um time pequeno e bem consistente, contribuindo constantemente com o desenvolvimento da área da Computação através da produção de artigos e  desenvolvimento de pesquisas. Juntos fundaram o departamento de Ciência da Computação na Universidade de Birkbeck (Rebekah, 2020). Outra contribuição relevante da dupla foi o livro “Automatic Digital Calculators”, que apresentou o conceito de planejar e programar. 

Figura 1.Kathleen, Xenia Sweeting e Andrew trabalhando no ARC em 1946 (BIRKBECK, 2021).

Apesar de ter muitos projetos junto com o seu marido, Kathleen também produzia livros e pesquisas próprias, como por exemplo “Programming for an Automatic Digital Calculator”, que explica como fazer a programação de uma das máquinas que o casal criou.

A cientista, não satisfeita em criar e pesquisar, também lecionava, buscando passar o conhecimento adquirido e moldar as mentes que seriam a nova geração de cientistas. Durante sua carreira, passou pela universidade de Birkbeck, ensinando programação. No ano de 1962, ela e a família, já com duas filhas, se mudaram para o Canadá, onde Kathleen foi professora nas Universidades Saskatchewan e Lakehead, ensinando programação e matemática até o ano de 1978, quando se aposentou (WIKIWAND, 2021).

Mesmo aposentada a cientista não interrompeu suas atividades profissionais, e neste mesmo ano se tornou a CEO (Chief Executive Officer – Diretora Executiva) da empresa “Autonetics Research Associates” (IT HISTORY SOCIETY,  2021).

Sua última contribuição ao mundo acadêmico foi “The beginnings of MT”, publicado no ano de 2000, quando Kathleen tinha 78 anos de idade, onde além de escrever sobre a origem da tradução de linguagem de máquina, apresentou também um pouco da trajetória das pesquisas e da carreira do casal. 

Figura 2. Linha do tempo com alguns marcos importantes da carreira de Kathleen.

Booth dedicou boa parte de sua vida à computação e à matemática. Não existem muitos detalhes de sua vida pessoal publicados, o que pode-se assumir sobre ela é que tem sua vida definida pela sua carreira e família. Trabalhou como cientista em um período em que ainda não era comum as mulheres estudarem ciências, sendo que alguns marcos estão apresentados na Figura 2.

Kathleen conseguiu não apenas fazer parte do mundo acadêmico, mas também se destacar nele. Tudo isso conciliando o trabalho, o marido (ao seu lado na Figura 3) e as filhas. Foi uma mulher cientista em um período que ainda não era comum as mulheres estudarem ciências e, conseguiu não apenas estar dentro, mas se destacar na área acadêmica. 

Figura 3. Andrew e Kathleen Booth em 2008 (BIRKBECK, 2021).

Kathleen, apesar de não ter muita publicidade sobre seu nome, é um exemplo muito inspirador de mulher, mãe, esposa e cientista bem sucedida, sem ter que abrir mão de nenhuma das partes de sua vida.

Referências

BIRKBECK, University of London. Greetings from our founders, Andrew and Kathleen Booth. University of London. Disponível em:
https://www.dcs.bbk.ac.uk/site/assets/files/1029/50yearsofcomputing.pdf. Acesso em: 26 out.2021.

BIRKBECK, University of London. Andrew and Kathleen Booth Memorial Lecture. University of London. Disponível em: https://www.bbk.ac.uk/annual-events/andrew-and-kathleen-booth-memorial-lecture. Acesso em: 08 mar. 2022.

BOOTH, Andrew D.; BOOTH, Kathleen HV. The beginnings of MT. AMSTERDAM STUDIES IN THE THEORY AND HISTORY OF LINGUISTIC SCIENCE SERIES 3, ano 2000. p. 253-262.

IT HISTORY SOCIETY. Dr. Kathleen Booth (nee Britten). IT HISTORY SOCIETY. Disponível em: https://www.ithistory.org/honor-roll/dr-kathleen-booth-nee-britten. Acesso em: 26 out. 2021.

REBEKAH. A short history of Computer Science at Birkbeck. Birkbeck Perspectives. Agosto 2020. Disponível em: http://blogs.bbk.ac.uk/bbkcomments/2020/08/25/a-short-history-of-computer-science-at-birkbeck/. Acesso em: 26 out. 2021.

TAVASSI. Ana Paula Chudzunski; RÊ. Eduardo de; BARROSO. Mariana Contreras; MARQUES. Dutra Marques. A história dos direitos das mulheres. Politize. Março 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/historia-dos-direitos-das-mulheres/. Acesso em: 26 out. 2021.

WIKIWAND. Kathleen Both. Wikiwand. Disponível em: https://www.wikiwand.com/en/Kathleen_Booth. Acesso em: 26 out. 2021.

 

Sobre a autora: 

Cristiane Klein. Graduanda em Bacharelado de Sistemas de Informação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Cientista de dados há 2 anos e apaixonada por programação, animais e vídeo games.

 

Como citar este artigo

KLEIN, Cristiane. Kathleen Booth: programando seu lugar na computação. SBC Horizontes, março de 2022. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2022/03/kathleen-booth:-programando-seu-lugar-na-computacao/. Acesso em: DD mês AAAA.

Compartilhe: