>

Giro SBC | Edição 47/23

Giro SBC | Edição 47/23

🎯 A presidência e a diretoria da Sociedade Brasileira de Computação estarão em Brasília (DF) nos dias 8 e 9 de dezembro para a Reunião Geral de Diretoria. No encontro, os representantes farão um balanço das realizações da Sociedade em 2023 e traçarão metas para 2024! Na oportunidade, a Coordenação de Eventos da SBC também realiza as visitas técnicas para articulações importantes do Congresso da SBC, que acontece em julho do próximo ano. 

📕Chancelado pela SBC, o livro “Alan Turing – Suas Máquinas e Seus Segredos”, de autoria da professora Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT) e do professor Silvio Luiz Bragatto Boss (UTFPR-PB), foi um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti 2023. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 5 de dezembro, em São Paulo. O livro ficou entre os dez finalistas na categoria “Juvenil”. Uma nova matéria publicada essa semana no site da SBC conta mais sobre o livro, o sentimento dos autores e o processo de escrita. Leia em bit.ly/SBCnoPremioJabuti.

🧑‍🏫 Você é Professor de Educação Básica e ainda não renovou a sua associação? Então fique atento! O prazo para renovação 2024 sem reajustes termina em 31 de dezembro! A SBC conta com o seu apoio para continuar trabalhando em prol da Computação e continuar lutando pelo ensino da área na Educação Básica. Muito já foi feito, mas ainda podemos conquistar muito mais! Continue fazendo parte da nossa comunidade. Acesse e renove a sua associação agora mesmo:  bit.ly/facapartedaSBC.

⭐ A Computação tem dois representantes indicados recentemente como novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC): a professora Teresa Ludermir (UFPE), indicada como membro titular, e o professor Uéverton dos Santos Souza (UFF), indicado como membro afiliado. A comunidade da Computação está em festa! A SBC parabeniza os indicados! instagram.com/p/C0hOEbXOPDG/.

🖥️ Os Anais do III Workshop Brasileiro de Engenharia de Software Inteligente (ISE 2023) foram publicados na SBC Open Lib essa semana. O documento traz 5 artigos técnicos e 3 artigos de indústria/resultados emergentes selecionados e apresentados na edição do evento realizada em 26 de setembro de 2023, em Campo Grande (MS), em conjunto com o XIV Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2023). Acesse: bit.ly/46P9mUD.

🥇 Termina neste sábado a Semana Olímpica da XXV Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Foram sete dias de atividades reunindo 85 jovens talentosos com idades de 12 a 17 anos, no Instituto de Informática da Unicamp, em Campinas (SP). Desde o último domingo, os jovens participam de uma programação intensa com cursos nas áreas de: Introdução à Programação de Computadores, Técnicas de Programação e Programação Avançada, com em atividades práticas e provas de programação, realizadas nos laboratórios do Instituto de Computação. O perfil da OBI nas redes sociais fez uma cobertura completa do evento, confira: instagram.com/olimpinf/

🗓️ O ano está acabando e os últimos eventos de 2023 do calendário da SBC estiveram a todo vapor essa semana. Entre eles, o XXVI Brazilian Symposium on Formal Methods (SBMF 2023), realizado de 4 a 8 de dezembro, em Manaus (AM); a VII Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2023), realizada de 6 a 8 de dezembro, em Maringá (PR), e as XI Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2023) e VII Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO 2023), que aconteceram nos dias 7 e 8 de dezembro, em Goiânia (GO). 

Compartilhe o nosso conteúdo!

📲 Siga a SBC nas rede sociais:

instagram.com/sbcoficial 

facebook.com/sbcbrasil 

twitter.com/sbcbrasil 

youtube.com/@sbcoficial 

linkedin.com/company/sbcoficial

Compartilhe: