>

Você jura dizer a verdade?

Você jura dizer a verdade?

No início era assim: uma informação poderia ter dois status, ou era verdade, ou era mentira.

Saiu impresso no jornal? Claro que é verdade! Ouvi no rádio? Verdade! Assisti na televisão? Verdade! O vizinho comentou que o outro vizinho fez tal coisa? Sei lá, melhor não confiar. Pode ser mentira. Zero ou um. Ligado ou desligado. Fácil de entender.

Tudo mudou em 2016. Desde lá existe a pós-verdade. Esta foi escolhida pelo Dicionário Oxford como a palavra do ano. O prefixo pós nos remete a uma ideia de depois, certo? Afinal, o que seria algo depois da verdade? Perguntei para o ChatGPT, mas achei a explicação do site da Academia Brasileira de Letras mais completa – e ainda cita as fontes!

Olha que interessante. O pós, de pós-verdade, não faz referência ao tempo seguinte. O prefixo remete a um momento em que o conceito se tornou irrelevante. “Informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade”, caracterizada por forte apelo à emoção e crenças pessoais. A verdade não é mais importante como já foi.

Não nos guiamos mais pelos fatos. Cada um acredita naquilo que quiser. Uma verdade para cada sujeito. Cada verdade com seu dono e ninguém mais conversa com ninguém. Cada um na sua bolha.

A internet é um terreno fértil para a propagação de mentiras, falsas notícias, fake news. A desinformação premeditada se espalha como vírus nas plataformas de redes sociais. Curtir e comentar e compartilhar e encaminhar. Tudo rápido e sem controle. Acreditar em tudo? Desacreditar de tudo? Acho tudo isso muito confuso.

Dias atrás li, nem lembro onde, que uma explosão solar pode acabar com a internet. Será verdade? Será mentira? Também recebi uma mensagem por whatsapp falando que cientistas chineses inventaram uma capa de invisibilidade igualzinha àquela do Harry Potter. Acho que isso é fake, porque perguntei para o Google e encontrei registro da mesma notícia em 2012. Lembrei que o mundo iria acabar em 2012, mas seguimos aqui. Ou será que a pós-verdade é como o fim do mundo? Sei lá. Acredita em mim?

E você, jura dizer a verdade, somente a verdade e nada a mais que a verdade?

Arte: Niki (@ jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Mosaico Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).

Como citar esse artigo:

BASSANI, Patrícia Scherer Assim caminha a humanidade. SBC Horizontes, 22 jan. 2024. ISSN 2175-9235. Disponível em: < https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2024/01/voce-jura-dizer-a-verdade/>. Acesso em: DD mês. AAAA

Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.

Currículo lattes e redes sociais

Compartilhe: