>

Conheça as Melhores Teses e Dissertações em Sistemas de Informação do CTDSI 2022!

Conheça as Melhores Teses e Dissertações em Sistemas de Informação do CTDSI 2022!

Por Luiz Antonio Rodrigues (Unioeste)

“Sistemas de Informação para um Mundo mais Humano” foi o tema do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2022), realizado de 16 a 19 de maio de 2022 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba. O Evento é organizado anualmente pela Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Como parte do SBSI 2022, o IV Concurso de Teses e Dissertações em SI (CTDSI 2022) definiu as melhores pesquisas acadêmicas da área de Sistemas de Informação defendidas e aprovadas em 2021. A coordenação foi dos professores Davi Viana (UFMA), Johnny Marques (ITA) e Jose Antonio Buiar (UTFPR).

Neste ano, estamos na quarta edição e contamos com excelentes trabalhos de mestrado e doutorado. Esse concurso vem se consolidando a cada ano e se tornando fundamental durante a semana do SBSI. Também é uma oportunidade para futuros mestres e futuros doutores observarem o nível dos trabalhos concluídos no país.

Davi Viana (UFMA), coordenador do IV CTDSI

O Concurso recebeu três teses e nove dissertações. Após a avaliação do comitê de especialistas, duas teses e três dissertações foram selecionadas para serem apresentadas durante o evento. Ao final, a banca de avaliadores, em conjunto com a comissão organizadora, definiu os seguintes premiados.

Melhor Tese

A Coexistência de Lógicas Institucionais e os Sistemas Emergentes no Contexto de Sistemas de Informação em Saúde
Autor: Sandro Luis Freire de Castro Silva (UNIRIO & INCA)
Orientadores: Rodrigo Santos (UNIRIO) e Marcelo Fornazin (FIOCRUZ & UFF)

De acordo com o autor, “A tese revela o papel dos sistemas considerados emergentes por pesquisadores e profissionais em Sistemas de Informação nas dinâmicas de uso de Sistemas de Informação em Saúde. Os estudos desenvolvidos promoveram tanto contribuições teóricas quanto práticas. Como contribuições teóricas, cabe destaque a apresentação de caminhos para teorização em pesquisas de Sistemas de Informação. No que diz respeito às contribuições práticas, o trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso interpretativo desenvolvido em uma instituição brasileira de saúde que é uma das referências mundiais no campo da oncologia. O principal produto da tese é a apresentação de uma nova forma de observar a transformação digital em saúde por meio de uma visão mais abrangente que considera o artefato tecnológico parte de um contexto dinâmico”.

O sentimento é de muita alegria pois a tese foi desenvolvida em meio à pandemia da COVID-19. Acredito que essa imprevisibilidade dos contextos é algo que caracteriza os desafios dos pesquisadores da área, e isso só aumenta o tamanho dessa conquista.

Sandro Luis Freire de Castro Silva
2º Lugar

Accountability Evaluation in Systems-of-Information Systems Based on Systems Thinking – Felipe Cordeiro (Iserj/FAETEC & UNIRIO)
Coorientadora: Aline Vasconcelos (IFF)
Orientador: Rodrigo Santos (UNIRIO)

Melhor Dissertação

PSECO-IM: An Approach for Incident Management to Support Governance in Proprietary Software Ecosystems
Autor: Luiz Costa (UNIRIO)
Orientadores: Rodrigo Santos (UNIRIO) e Awdren Fontão (UFMS)

Segundo o autor, “As organizações que produzem sistemas de software trabalham de forma cooperativa e competitiva para oferecer apoio a novos produtos e satisfazer as necessidades dos clientes. Neste cenário, mais atenção está sendo dada à conectividade e dependência nos relacionamentos entre vários atores (fornecedores, desenvolvedores internos e externos e gerentes) que constroem uma rede de criação de valor chamada Ecossistema de Software (ECOS). Alguns estudos mostraram que a indisponibilidade de sistemas (incidentes) na plataforma tecnológica causa grandes transtornos financeiros para as organizações. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar uma abordagem (PSECO-IM) baseada em processo para gerenciamento de incidentes visando apoiar a equipe de gestão de TI na governança da arquitetura da plataforma tecnológica de um ECOS proprietário. Construímos uma ferramenta de apoio avaliada de forma eficaz em sua utilidade e facilidade de uso pela equipe de gestão para a tomada de decisão em relação ao nível de confiança da plataforma.”

Passa um filme em segundos dos dois anos de tanta energia e dedicação para a pesquisa, abrindo mão de muita coisa. Confesso que fiquei emocionado. Agradeço a todos que contribuíram e me incentivaram em todo este período.

Luiz Costa
Luiz Costa
2º Lugar

Segmentação do ventrículo esquerdo em exames de Ressonância Magnética Cardíaca com aprendizado profundo e modelos deformáveis contendo restrições de forma – Matheus Ribeiro (EACH-USP)
Orientadora : Fatima Nunes (EACH-USP)

3º Lugar

Exploring Ethical Requirements Elicitation for Applications in the Context of AI – José Antonio Siqueira de Cerqueira (UnB)
Orientadora: Edna Canedo (UnB)

V CTDSI será em 2023

A submissão dos trabalhos ao CTD da área de Sistemas de Informação acontece normalmente no início do ano. Para 2023, poderão participar os autores de teses e dissertações defendidas e aprovadas de 01 de janeiro até 31 de dezembro de 2022.

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. Conheça as Melhores Teses e Dissertações em Sistemas de Informação do CTDSI 2022! SBC Horizontes, junho. 2022. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=7471. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: