>

Giro SBC | Edição 14/24

Giro SBC | Edição 14/24

👁️‍🗨️ A Ciência Aberta é uma recomendação da UNESCO desde 2021. A SBC valoriza e incentiva a Ciência Aberta, acreditando que através dela a ciência se faz mais acessível, democrática e inclusiva! Um post nas nossas redes sociais destacou algumas das ações da SBC implementadas nos últimos anos em prol da Ciência Aberta. Confira: instagram.com/p/C5UKroGuf84/.

🟰 O Grupo de Trabalho de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (GT IDEA) da Comissão Especial de Educação em Computação (CEduComp) da SBC lançou na última semana um manifesto para a comunidade de Educação em Computação. O texto, publicado na Revista SBC Horizontes, traz uma introdução sobre as temáticas que envolvem inclusão, diversidade, equidade e acessibilidade na Educação, além de apontar desafios de ação e de postura em relação a elas, destacando  conceitos como respeito, justiça, acolhimento, diferenças e representatividade. Conheça o manifesto: bit.ly/ManifestoIDEA


⚕️Termina nesta sexta-feira (5) a IX Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS 2024)! O evento é realizado em Ouro Preto (MG) desde a última quarta-feira e tem como objetivo estimular a troca de conhecimentos e a integração entre profissionais, educadores e estudantes dedicados à aplicação de tecnologias no campo da saúde. Na programação, palestras, minicursos e sessões técnicas com temáticas que passam por Medicina e Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Saúde, Redes Neurais Artificiais, Aprendizado de Máquina com enfoque em Saúde, Visão Computacional no auxílio ao diagnóstico, entre outros assuntos. O perfil do evento nas redes sociais trouxe a cobertura completa do evento: instagram.com/ercas2024/.

📔 Os Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2023) já estão disponíveis na SOL! O evento foi realizado de 6 a 9 de novembro de 2023, na cidade de Rio Grande (RS), em conjunto com o XXV Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2023) e XXXVI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2023). Os anais estendidos reúnem os artigos apresentados em nove trilhas integradas ao evento: Artes e Design, Computação, Cultura, Educação, Indústria, Saúde, Concurso de Teses e Dissertações, Workshop JEDI (Jogos & Equidade, Diversidade e Inclusão) e Workshop MÁGICA (gaMes nA Graduação e na educação básICA). Acesse a SOL e confira: https://bit.ly/3J6q1JW.

📕 Do mesmo evento, a SOL recebeu também a indexação dos Anais Principais do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2023), que nesta edição, os anais da trilha Computação incluem 18 artigos completos, publicados pela ACM Digital Library. Leia na SOL: https://bit.ly/43NQlSx


🗓️ São diversos os eventos de Computação realizados e apoiados pela SBC em abril entre Escolas Regionais, Simpósios e Competições. Conheça os próximos eventos que irão compor o calendário da SBC em 2024! Acesse o nosso site, programe-se e faça já sua inscrição! bit.ly/CalendarioEventosSBC.  

Compartilhe o nosso conteúdo!

📲 Siga a SBC nas rede sociais:

instagram.com/sbcoficial 

facebook.com/sbcbrasil 

twitter.com/sbcbrasil 

youtube.com/@sbcoficial 

linkedin.com/company/sbcoficial

Compartilhe: