>

Horizontes: retrospectiva e novo comitê editorial

Horizontes: retrospectiva e novo comitê editorial

por Roberto Pereira e Clodis Boscarioli

“Se tem a ver com Computação e merece reflexão, então tem a ver com a Horizontes!“

Esse foi o slogan adotado quando, no final de 2019, a SBC Horizontes inaugurou novas colunas e passou a trabalhar de forma mais intensa, no formato de publicação em fluxo contínuo, com colunistas responsáveis por manter a identidade e a linha editorial de suas variadas colunas, priorizando uma comunicação cada vez mais inclusiva e direcionada aos mais variados públicos. 

Desde então, a SBC Horizontes se consolidou como uma revista que apoia a divulgação e a popularização do ensino, da ciência e da tecnologia relacionados à Computação no Brasil. Passando da casa de dezenas de acessos diários em 2019 para a casa de milhares de acessos em 2020, a SBC Horizontes tem feito, mais que divulgação, um convite à conversa e reflexão!

Em 2020, quando a pandemia causada pelo Coronavírus surgiu afetando todo o planeta, ceifando milhões de vida e desestruturando nossos sistemas de saúde, de educação e de subsistência, a SBC Horizontes atuou de forma rápida, criando uma coluna sobre atualidades para trazer conteúdos necessários para o novo e emergencial cenário vivido. Foram dezenas de matérias sobre os mais diversos aspectos: desafios do homeoffice, privacidade, dados e soberania nacional, o fenômeno das fake news, o papel da universidade pública brasileira, eventos e formas de interação, o impacto da pandemia na produção científica das mulheres, além de questões de saúde e reabilitação pós-covid, além de formas de lidar com o luto e a morte em tecnologias digitais. 

As matérias da SBC Horizontes ultrapassaram a marca de milhares de acessos, disseminando conteúdo de qualidade em um período particularmente difícil e dominado pela desinformação. Em um período que afetou todo o sistema, estruturas e práticas educacionais, a coluna e as matérias sobre Educação colocaram a SBC Horizontes na vanguarda da discussão no cenário brasileiro! Diversas matérias viralizaram, alcançando uma audiência de milhares de pessoas em poucas horas. A matéria sobre os Princípios da Educação Online, por exemplo, ultrapassou a marca dos 200 mil acessos, e a live transmitida sobre a matéria passou da marca de 10 mil visualizações no YouTube, estando entre os vídeos mais assistidos do canal da Sociedade Brasileira de Computação. Esse impacto também se traduziu em mais de 100 citações à matéria feita por artigos e outras publicações acadêmicas, mostrando a importância e impacto da produção de conhecimento em novas formas e meios de divulgação científica.

De 2020 a 2023, a SBC Horizontes ultrapassou a marca de 2.5 milhões de acessos aos seus conteúdos: milhares de acessos diários, de pessoas provenientes de todas as regiões do Brasil e de países situados em todos os continentes. Essa expansão da visibilidade e do alcance de suas matérias se deve, dentre vários fatores, à atuação dedicada do nosso time de colunistas na produção, captação, edição e publicação de conteúdos de alta qualidade. 

Novo Comitê Editorial e novas colunas

Agora, para finalizar 2023 e continuar ampliando sua atuação e alcance na sociedade brasileira, o Comitê Editorial da SBC Horizontes passa a ter como Editor-Chefe o Professor Mariano Pimentel (Unirio), ampliando a equipe de colunistas e trazendo novas colunas e matérias:

A seção “Atualidades”, que já trazia as colunas sobre Cibersegurança e sobre Jogos, agora traz duas novas colunas: Sistemas de Informação e Cultura Contemporânea, dedicada ao debate sobre abordagens sociotécnicas, construção de pensamento crítico, compreensão da complexidade e da evolução de Sistemas de Informação como artefatos culturais; e Vida Digital, dedicada a publicar crônicas envolvendo temas e dilemas da vida digital.

Outra novidade na SBC Horizontes é a coluna sobre Extensão Universitária, dedicada a apresentar, discutir e refletir sobre a Extensão Universitária em Computação, com especial interesse no processo de curricularização e valorização da extensão na formação profissional.

Diversas outras colunas continuam trazendo matérias novas e colocando em pauta temas importantes para a computação e a sociedade, como as colunas Beyond the Horizon, Carreira, Cultura e Crítica, Eventologia, Meninas Digitais, Personalidades da Computação, e Ciência

A equipe de colunistas de 2023 também está crescendo: somos mais de 20 colunistas, de diferentes regiões do Brasil e do exterior, com atuação em diferentes áreas da Computação e suas aplicações:

  • Alane Marie de Lima (UTFPR)
  • Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA)
  • Caio Pinheiro (UFPR)
  • Clodis Boscarioli (Unioeste) 
  • Deógenes Pereira da Silva Jr (UFPR)
  • Ecivaldo Matos (UFBA)
  • Elisa Rodrigues (UNIFEI)
  • Heloise Accos Tives (IFPR)
  • Inácio Medeiros (Institut Curie)
  • Karen da Silva Figueiredo Medeiros Ribeiro (UFMT)
  • Lara S. G. Piccolo (The Open University UK)
  • Luiz Antonio Rodrigues (UNIOESTE)
  • Luiz Paulo Carvalho (UFRJ)
  • Mariana Carmim (Barcelona Supercomputing Center)
  • Mariano Pimentel (UNIRIO)
  • Marjory da Costa Abreu (Sheffield Hallam University)
  • Michele Nogueira (UFMG)
  • Patrícia Scherer Bassani (Universidade Feevale)
  • Renata Araujo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
  • Roberto Pereira (UFPR) 
  • Rita Berardi (UTFPR)
  • Sean Siqueira (UNIRIO)
  • Sílvia Amélia Bim (UTFPR)
  • Soraya Roberta dos Santos Medeiros (UFPE)
  • Tadeu Classe (UNIRIO)
  • Ticianne Darin (UFC)
  • e mais pessoas vindo para o time Horizontes…

Convidamos toda a comunidade a cada vez mais ler, disseminar, e trazer suas contribuições para as diferentes colunas da SBC Horizontes. Nosso Comitê Editorial disponibiliza um conjunto de dicas práticas para elaborar o seu texto e deixá-lo mais acessível para uma ampla audiência. 

É crucial que como pesquisadores e docentes na área da Computação, para além de nosso trabalho com ensino, pesquisa e extensão e com a produção de artigos para eventos e periódicos científicos, que façamos, sabedores do impacto social advindo desse trabalho, com que a ciência chegue à sociedade em geral, de forma facilitada. A divulgação científica traz alternativas eficazes para essa disseminação do conhecimento, de forma responsável, colocando a Horizontes como um veículo estratégico da SBC, uma vez que está à serviço de todos os seus associados.

Dizem que cinco anos é um período considerado necessário à consolidação de empreendimentos. No caso da SBC Horizontes, podemos dizer que foram esses anos férteis, e que é hoje uma revista consolidada, com contribuições explícitas à SBC e à sociedade em geral. Há orgulho no trabalho realizado e no que hoje é a Horizontes. E, mais que isso, vislumbramos um futuro promissor e muito mais conteúdo de qualidade no horizonte…

Toda a comunidade está convidada a escrever para a SBC Horizontes. Você, leitor, já se viu como autor aqui nesta revista? Como está a divulgação científica de seus trabalhos? O que tem a nos comunicar?

Finalmente, aproveitamos para registrar nossos votos de um excelente ano novo, cheio de realizações e trabalho pela educação e ciência de qualidade! A Sociedade Brasileira de Computação tem contribuído muito para a produção de conteúdos de qualidade, de forma aberta e democrática, e conta conosco para expandir ainda mais suas ações! Feliz 2024!

Autoria
Roberto Pereira é professor no Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Informática e orienta estudantes de graduação, mestrado e doutorado em temas relacionados à Interação Humano-Computador, Pensamento Computacional, Educação em Computação, e Design de Sistemas Sociotécnicos. Entre 2019 e 2023 foi um dos Editores-Chefe da SBC Horizontes, tendo a oportunidade de trabalhar e aprender com uma equipe fantástica de colunistas!

Clodis Boscarioli é professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, onde atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática e é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, onde orienta estudantes de graduação, mestrado e doutorado em temas relacionados à Informática na Educação, Pensamento Computacional, Educação em Computação e Interação Humano-Computador. Entre 2019 e 2023 teve a oportunidade de atuar no Comitê Editorial da SBC Horizontes, um período de muito aprendizado coletivo!

Como citar essa matéria:
PEREIRA, Roberto; BOSCARIOLI, Clodis. Horizontes: retrospectiva e novo comitê editorial. SBC Horizontes. ISSN 2175-9235. dezembro 2023. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/12/horizontes-retrospectiva-e-novo-comite-editorial/. Acesso em: dd mês aaaa.

Compartilhe: